terça-feira, 1 de junho de 2010

III Encontro Nacional de Adolescentes da Pastoral do Menor


No período de 21 a 23 de maio de 2010 ocorreu, em Brasília, o III Encontro Nacional de Adolescentes da Pastoral do Menor. Participaram desse encontro 23 adolescentes dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Pará, Paraíba, Rio grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro e Ceará.
A Pastoral da Paraíba estava representada pelos adolescentes Antônio Carlos, do Centro de Formação Frei Virgílio Panzi (CFFVP) e Josiana, do Centro Educacional Santa Clara (CESAC), ambos situados em João Pessoa, capital do Estado.


Segundo relatório da organização do encontro, um dos resultados foi a proposta de criação da Escola de Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida e a organização dos adolescentes em grupos de base nos estados. A escola servirá como um espaço de formação permanente de adolescentes da Pastoral para que possam exercer o protagonismo e a cidadania. Dentre os diversos temas que serão trabalhados na Escola, os adolescentes escolheram inicialmente: Política, Participação Cidadã com foco nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, Redução da Maioridade Penal, Trabalho Infantil, Violência contra a criança e o adolescente, Drogadição, Sexualidade e Liderança.

Com informações da facilitadora Renata Vieira
Assessoria de Comunicação - pamenpb@bol.com.br