domingo, 28 de novembro de 2010

Pastoral do Menor participa de Seminário do FEPETI


Nos dias 24 e 26 de novembro, aconteceu em João Pessoa, o Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba – 10 anos de FEPETI/PB – Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. A Pastoral do Menor foi bem representada na mesa pela adolescente JOSEANE do núcleo CESAC (Centro Educativo Santa Clara) – Mangabeira, Joseane elogiou o evento e falou sobre o nosso trabalho de prevenção e que trabalhamos também no Enfrentamento ao Trabalho.


Mesa de Abertura do Seminário

Público participante do evento

Comunidade Bananeiras - Grotão


Comunidade Bananeiras - Grotão realiza reunião para discutir melhorias.

No dia 10 de novembro, a Pastoral do Menor, através do Projeto Juntos pelo Desenvolvimento em Defesa dos Direitos e em parceira com o Conselho Comunitário do Grotão e Delegados/as do Orçamento Democrático. A reunião aconteceu na Comunidade Bananeiras com o objetivo de refletir sobre os problemas da comunidade. Os moradores e moradoras trouxeram para a roda de conversa questões que preocupam e dificultam o desenvolvimento, como o lixo acumulado e a ausência de saneamento na comunidade. O projeto Juntos pelo Desenvolvimento em Defesa dos Direitos propôs um momento de formação com as lideranças para fortalecer a ação da comunidade e foi formada uma comissão para que seja elaborado um documento de reivindicação de melhorias aos órgãos competentes.



Moradores e moradoras da Comunidade Bananeiras se organizando

Cada pessoa trouxe a cadeira de sua casa, outras ficaram em pé, o importante era estar presente!





terça-feira, 9 de novembro de 2010

COMUNIDADE CITEX REALIZA CAMINHADA PELA VIDA




Dia 19 de outubro de 2010 foi realizada a Caminhada pela VIDA em alusão aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e também aos 20 anos da Comunidade Citex. A caminhada contou com a participação da Escola Municipal Celso Furtado que levou sua banda marcial e como também a participação na leitura e reflexão dos direitos das criança e dos adolescentes. A caminhada teve início em frente a barreira e na ocasião foi lido o Capítulo I do ECA que fala do Direito a Vida e a Saúde e reflete sobre as possíveis violações que as crianças e adolescentes da comunidade podem vir a sofrer ou estão passando. Ao todo foram V estações e todas foram realcionadas a um direito e as possíveis violações destes direitos, apontando onde podemos buscar ajuda no caso de violações destes direitos. A comunidade aderiu a atividade, abrindo as suas portas e janelas, observamdo as ações de mobilização, acompanhando e fazendo parte! Estavam presentes cerca de 230 pessoas aproximadamente.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Núcleo do Grotão realiza atividade em comemoração ao Dia das Crianças


No dia 14 de outubro O Centro de Formação Frei Vigílio Panzza realizou a Festa das crianças e adolescentes, com muito bolo, guaraná e presentes doados por padrinhos e madrinhas do CFFVP.

A turma do futsal comemorou com um torneio na Escola Municipal Moema Tinoco , parceira da Pastoral do Menor na comunidade