terça-feira, 27 de outubro de 2009

Audiência pública para reivindicar melhorias na educação


No dia 28 de outubro de 2009 (quarta), uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Bayeux discutirá os problemas da educação no município.


Na ocasião será entregue um documento solicitando as reformas e ampliações em três escolas e a aprovação do Projeto de Lei que regulariza a Eleição Direta para Gestores das Escolas Municipais. Serão convidados além dos vereadores, o Gestor Público, a Secretária de Educação e o Conselho Municipal de Educação.



Participe e reivindique o DIREITO À EDUCAÇÃO!




Assessoria de Comunicação - 3241-7095 pamenpb@bol.com.br

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Comunidades de Bayeux discute o Plano de Advocacy

Comunidades de Bayeux discutem o Plano de Advocacy e deixam em evidência o descaso dos gestores com a saúde, educação e saneamento básico. O encontro aconteceu no dia 19 de outubro reunindo mais de 30 moradores das comunidades do SESI, Baralho e São Bento na Associação Amigos do Lar.
O objetivo do encontro foi de discutir estratégias para reivindicar e lutar pelos direitos que estão sendo violados pelos gestores públicos, especialmente quando se ausentam da cidade e não dialogam com os movimentos sociais sobre saúde pública, educação e saneamento básico.
O problema do lixo foi apontado nos relatos do grupo como um o mais grave. A falta de pagamento dos profissionais tem causado insatisfação o que resulta nos protestos observados no acúmulo de lixo nas calçadas e nos terrenos baldios.
Certos de que estão fora de risco e por falta de informação, a população joga o lixo em terrenos próximos as residências prejudicando a saúde de toda a comunidade. O Plano Advocacy constitui uma estratégia de mobilização da comunidade através do Projeto Comunidades conquistando seus direitos (CLAIM) apoiado pela Concern Universal, Cooperação Irlandesa e União Europeia. O projeto CLAIM abrange os municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Sapé e é desenvolvido em parceira pelas instituições Casa Pequeno Davi, Pastoral do Menor e Associação Comunitária Nova Vida.


Assessoria de Comunicação - 3241-7095 pamenpb@bol.com.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Roda de conversa em escola de Várzea Nova

Com olhos atentos eles e elas observam cada cena na TV quando é exibido o vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico. Participação e comentários sobre o que acharam. "Criança não é para pegar frete com carrinhos de feira, nem é para trabalhar nas casas dos outros, fazendo serviços pesados, precisamos brincar e estudar".


No dia 19 de outubro a educadora Socorro Belisário realizou a roda de conversa sobre o trabalho infantil dentro das atividades do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) com alunos/as da Escola Bezerra Cabral, em Várzea Nova (Santa Rita). Com o material exibido foi possível mostrar a diferença entre o trabalho infantil e a cooperação com as atividades domésticas realizadas por criança ou adolescente. Segundo a educadora, quando questionados sobre a forma de cooperação em suas casas, as meninas falaram que "lavando minhas calcinhas, varrendo uma casa, lavando os banheiros e também lavando os pratos", já os meninos disseram "ajudo varrendo o quintal, lavando o carro junto com meu pai, outro lavando moto e também lavando a louça". Uma grande discussão foi gerada sobre a questão de gênero. Mas perceberam que hoje não existe apenas o homem faz isso e a mulher faz aquilo. E que as atividades de cooperação em casa devem ser realizadas por todos e todas.


"Depois das discussões pediram o filme emprestado para ver em casa", explicou Socorro. Como critério foi encaminhado que uma cópia seria entregue à educadora para monitoramento dos empréstimos. Outra cópia seria disponibilizada para a diretora emprestar aos demais alunos/as da escola.


Assessoria de Comunicação - 3241-7095 pamenpb@bol.com.br