quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Roda de conversa em escola de Várzea Nova

Com olhos atentos eles e elas observam cada cena na TV quando é exibido o vídeo sobre Trabalho Infantil Doméstico. Participação e comentários sobre o que acharam. "Criança não é para pegar frete com carrinhos de feira, nem é para trabalhar nas casas dos outros, fazendo serviços pesados, precisamos brincar e estudar".


No dia 19 de outubro a educadora Socorro Belisário realizou a roda de conversa sobre o trabalho infantil dentro das atividades do Projeto Erradicação do Trabalho Infantil em Rede (Petir) com alunos/as da Escola Bezerra Cabral, em Várzea Nova (Santa Rita). Com o material exibido foi possível mostrar a diferença entre o trabalho infantil e a cooperação com as atividades domésticas realizadas por criança ou adolescente. Segundo a educadora, quando questionados sobre a forma de cooperação em suas casas, as meninas falaram que "lavando minhas calcinhas, varrendo uma casa, lavando os banheiros e também lavando os pratos", já os meninos disseram "ajudo varrendo o quintal, lavando o carro junto com meu pai, outro lavando moto e também lavando a louça". Uma grande discussão foi gerada sobre a questão de gênero. Mas perceberam que hoje não existe apenas o homem faz isso e a mulher faz aquilo. E que as atividades de cooperação em casa devem ser realizadas por todos e todas.


"Depois das discussões pediram o filme emprestado para ver em casa", explicou Socorro. Como critério foi encaminhado que uma cópia seria entregue à educadora para monitoramento dos empréstimos. Outra cópia seria disponibilizada para a diretora emprestar aos demais alunos/as da escola.


Assessoria de Comunicação - 3241-7095 pamenpb@bol.com.br

Nenhum comentário: